Com o objetivo de se alinhar com as políticas públicas de preservação e valorização cultural, a UNEB participa da realização do seminário Cultura e Diversidade no Plano Nacional de Cultura (PNC): perspectivas e desafios.
A iniciativa, promovida conjuntamente com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), acontece na próxima quarta-feira (7), a partir das 19h, no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF III) da Ufba, no bairro de Ondina, em Salvador.
O seminário consiste em um debate que contará com a participação do diretor de estudos e monitoramento de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula, e do secretário estadual de Cultura (Secult), Albino Rubim.
A iniciativa, que tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados nas discussões sobre o PNC, será transmitida ao vivo pela internet, por meio do endereço eletrônico http://aovivo.ufba.br/diversidadepnc.
“Esse evento possibilitará que a comunidade acadêmica permaneça atenta e informada sobre o processo de discussão do plano”, destaca o professor Francisco Alfredo Guimarães, representante da UNEB no evento.
Segundo o docente, que leciona no Departamento de Educação (DEDC) do Campus II da UNEB, em Alagoinhas, a universidade, por meio da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (Liceei), já participa efetivamente das discussões sobre o Plano Setorial para as Culturas Indígenas (PSCI), que corresponde a uma das linhas do PNC.
“Até março do próximo ano deve ocorrer um novo encontro para debater o PSCI”, antecipa Francisco Alfredo, também membro da coordenação colegiada da Liceei.
O seminário é uma das atividades do II Ciclo de Debates em Culturas e Diversidade como Tema Central e Transversal na Contemporaneidade, promovido por uma rede colaborativa que envolve instituições de nível superior, órgãos dos governos federal e estadual e movimentos sociais.
Previsto na Constituição Federal desde 2005, o Plano Nacional de Cultura tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário